quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Morre Les Paul, pioneiro da guitarra elétrica

Morreu nesta quinta-feira em Nova York, o guitarrista Les Paul, aos 94 anos, vítima de uma pneumonia. Ele foi o responsável pelo desenvolvimento da guitarra elétrica e das gravações multicanal.

Nascido em Wisconsin/EUA em 1915, foi em Chicago que Lester William Polfus iniciou sua carreira de músico. Aos 13 anos, insatisfeito com o som de seu violão, começou a criar o sistema de amplificação que tornou possível o desenvolvimento das guitarras que conhecemos atualmente. Nos anos 40, desenvolveu um instrumento quadrado de madeira maciça, com captadores e cordas de aço que foi batizado de "o tronco", na mesma época em que Leo Fender e Adolph Rickenbacker também começavam a desenvolver seus instrumentos.

Após o desenvolvimento para o formato tradicional da guitarra, sua invenção começou a ser produzida pela Gibson em 1952, o que tornou o instrumento um dos mais populares do mundo, sendo usado por diversos guitarristas, como Jimi Page do Led Zeppelin e Pete Townsend do The Who.

Aém da guitarra, Les Paul também inovou no sistema de gravar com canais, permitindo ao artista gravar várias sequencias de diferentes instrumentos e depois unir todos em uma gravação final. Seu nome será lembrado para sempre no mundo do rock'n'roll e da música em geral, pois graças as suas invenções, o modo de tocar guitarra pode chegar ao que é hoje.

Fontes para esta matéria: Estadão e Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para a moderação e, caso seja aprovado publicaremos em breve. Obrigado!