sábado, 18 de julho de 2009

Uma estadia com os Inconfidentes

Julho é o mês das férias escolares e, sendo professor, eu também tenho o privilégio de gozar minhas férias nesse mês. Depois de organizar o roteiro e as malas, fomos eu, a minha namorada e mais um casal de amigos para Ouro Preto/MG. Nas aulas de História do Brasil, lembro que nenhum episódio me deixou mais impressionado do que o da Inconfidência Mineira e de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Ao entrar na cidade, logo ao chegar na praça central que leva o nome do Mártir, comecei a lembrar da imagem que eu tinha formado em minha cabeça, do trágico episódio de 1792. Não vou colocar aqui a saga dos nossos heróis nacionais, mas sim, um roteiro que achei muito interessante para quem quiser conhecer um pouco mais da nossa história e aproveitar o passeio, que vale cada centavo gasto para ir até a antiga Vila Rica.

A primeira coisa é conseguir uma pousada ou hotel, e em Ouro Preto o que não falta é hospedagem em casarões originais do século 18 e perfeitamente conservados, a preços acessíveis. Dá pra conseguir uma pousada com chuveiro quente, café da manhã e estacionamento com preços que variam de R$70 até perto dos R$300 ou mais, dependendo do luxo do serviço desejado.

As diversas igrejas setecentistas (cerca de 15), são uma espécie de túnel do tempo, que nos levam de volta ao passado e mostram a beleza da arte barroca e o trabalho de artistas como Aleijadinho e seu pai e mestre, Manuel Francisco Lisboa. As igrejas do Pilar e de São Francisco de Assis, são visita obrigatória para quem vai a Ouro Preto. Na matriz do Pilar se encontra um museu com diversas obras de Aleijadinho, além de um interior fantástico, todo esculpido em estilo barroco com detalhes em ouro, lembrando a opulência do período em que Vila Rica era o centro econômico do Brasil. Por toda a cidade pode-se ver vários chafarizes, públicos e particulares que são uma mostra da dificuldade que os moradores da época tinham em manter um abastecimento de água potável abundante.

Também vale a pena uma visita à Mina do Chico Rei, local que pertenceu, segundo a tradição, a um rei africano que conseguiu muita fortuna em solo brasileiro. Nessa mina é possível entender o que os escravos sofreram para fazer a fortuna de seus senhores e a visita é um misto de tortura e passeio cultural, já que é um pouco complicado caminhar agachado por cerca de meia hora.

Outro lugar sensacional é o Museu da Casa dos Contos, local que já sediou entre outros, a Casa dos Contratos, Casa de Fundição de Ouro, Correios, Caixa Econômica e a Prefeitura de Ouro Preto. No subsolo há uma senzala, em que pode-se ver os diversos objetos usados para torturar os escravos, e o prédio todo é uma obra de arquitetura barroca. No interior do prédio foram encarcerados os inconfidentes, sendo numa das salas que morreu, o também inconfidente, Claudio Manuel da Costa.

Depois de conhecer a Casa dos Contos, é imprescindível visitar o Museu da Inconfidência (esse prédio da foto acima), na praça central. Lá estão expostos diversos objetos usados durante o período, objetos dos inconfidentes, obras de arte, a sentença de morte aplicada ao Tiradentes, e um mausoléo com os inconfidentes que foram encontrados, além de um monumento àqueles que não tiveram seus corpos preservados, como o próprio Joaquim José da Silva Xavier.

Além da cidade de Ouro Preto, é interessante fazer um passeio de trem até a cidade de Mariana, onde também é possível ver outras igrejas e construções barrocas e obras de Aleijadinho. O trem parte de Ouro Preto as quintas-feiras as 10hs e retorna as 14hs, o caminho pelas montanhas é de impressionar, com vistas para cachoeiras, garimpos e muito verde.
Enfim, em Ouro Preto respira-se história e é um passeio que deve ser feito por todos, sendo recomendadíssimo para os amantes da história e estudiosos de todas as áreas. Confira, vale muito a pena!
Confira mais das minhas fotos em: http://www.panoramio.com/user/175496

Um comentário:

  1. oi, kara! Legal seu blog, e bacana tbém é esta postagem. Parabéns. Adoro blogs. Aliás, enter no meu tbém, e faça comentários lá: robseixas.blogspot.com Vou anexar o seu no meu tbém. Abraços! Robson

    ResponderExcluir

Seu comentário será enviado para a moderação e, caso seja aprovado publicaremos em breve. Obrigado!