domingo, 9 de agosto de 2009

Jerry Garcia e Paul Baloff, dois malucos que deixarão saudade

Jerry Garcia e Paul Baloff

Hoje deixarei aqui, uma pequena homenagem a dois caras que deixaram marcas profundas e inesquecíveis na história do rock.

Há exatos 14 anos, morria Jerry Garcia, figura lendária dos roqueiros malucões que se amarravam na psicodelia dos anos 60. Líder e mentor do Grateful Dead, Garcia morreu aos 53 anos de idade durante um tratamento contra a dependência de narcóticos. Jerome John Garcia, nasceu em 1 de agosto de 1942 e, além do Grateful Dead, tocou em diversos projetos e tornou-se um especialista em instrumentos de cordas, apesar de ter seu dedo médio amputado ainda na infância.

E o outro cara é Paul Baloff, que deixou seu nome escrito na história do Thrash Metal mundial, como vocalista da banda Exodus, uma das mais agressivas que despontou no inicio dos anos 80 na Bay Area em San Francisco/EUA. Baloff nasceu em 25 de abril de 1960, e morreu vítima de um ataque cardíaco quando andava de bicicleta e após permanecer em coma durante algum tempo. Ela era diabético e hipertenso e sua família optou por desligar os aparelhos de suporte que o mantinham vivo em 9 de agosto de 2002.

Deixo como recomendação, para aqueles que não conhecem os trabalhos desses dois ícones da música, o primeiro disco do Exodus, "Bonded by Blood" de 1985. Esse é o disco de estréia da banda, que além de Baloff também já contou com a participação de Kirk Hammet, que deixou o Exodus para se juntar ao Metallica.

E com relação ao Grateful Dead, é recomendável ouvir a discografia completa começando a ouvir desde o primeiro, "The Grateful Dead" de 1967, mas eu deixo como indicação o clássico "Blues for Allah" de 1975, um disco sensacional que para mim, traduz toda a sonoridade dessa bandassa.

É isso aí, vale o confere nessas duas bandas já clássicas, que viverão pra sempre na memória de quem curte rock. Long Live Rock'n'Roll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para a moderação e, caso seja aprovado publicaremos em breve. Obrigado!