sexta-feira, 21 de agosto de 2009

20 anos sem o Maluco Beleza

Marcelo Nova e Raul Seixas - Foto Rubão Almeida/1988

É isso mesmo, já se passaram 20 anos desde que ele se foi. O alcolismo somado à diabete e ao fato de não ter tomado sua insulina na noite anterior, ocasionaram uma pancreatite aguda, que colocou um ponto final na história daquele que foi um dos maiores nomes, não só do rock, mas da música brasileira como um todo! Foi encontrado na manhã seguinte por sua empregada, a Dalva, no apartamento que ele morava, na rua Augusta, no centrão da paulicéia desvairada.

Não vou escrever aqui a história do Raul, mesmo porque, a internet tem milhares de sites pra isso e outros tantos lugares prestarão suas milhares de homenagens neste dia. Mas, como uma homenagem bem singela, vou postar uma foto de um dos últimos shows que o Raulzito fez, junto com o Marcelo Nova, e que eu tive o privilégio de ver. Trata-se do show de aniversário da extinta rádio FM97 de São Paulo, que foi realizado no fim de 1988, no Clube Aramaçan em Santo André. Foi uma aparição surpresa, já que ninguém tinha conhecimento dessa "canja" no show do Marcelo Nova, que estava em meio a turnê do disco de sua banda, a Envergadura Moral. Esse show foi um dos motivadores da parceria que rendeu o disco "A panela do Diabo", último disco da carreira do Raul.

Quando o Raul apareceu no palco, foi um empurra-empurra geral, pois todo mundo queria chegar mais perto para ver o maluco beleza, alí, a poucos metros, e eu tive a sorte de estar bem na cara do palco e fazer algumas fotos, com uma máquina daquelas "made in Paraguay", mas que serviu para registrar o fato, que hoje é histórico. É óbvio que ele já não tinha mais aquela energia visceral de antigamente, e com a voz meio trêmula cantou num grande esforço, por cerca de 40 minutos ou 1 hora, tanto faz... O importante era que ele estava voltando à cena depois de ficar sumido por algum tempo. Pelo menos o Marcelo Nova teve sensibilidade para perceber, que era o momento, o derradeiro, de trazer de volta o cara que fez o rock tupiniquim valer a pena, mesmo que isso tenha sido uma jogada de auto promoção, não importa, era a lenda voltando aos palcos.

É isso aí, Raul nunca morrerá para aqueles que um dia tiveram alguma identificação com qualquer uma das músicas desse que pode ser chamado de filósofo, profeta, gurú, maluco ou seja lá o que for... TOCA RAUUULL!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para a moderação e, caso seja aprovado publicaremos em breve. Obrigado!