quinta-feira, 20 de maio de 2010

Nicolau Copérnico será enterrado 467 anos após morrer

Cortejo fúnebre de Nicolau Copérnico, em Olsztyn, Polônia. Foto: EFE

O astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543), considerado o pai da astronomia moderna, será enterrado novamente no sábado, em Frombork, na Polônia.

Seus restos mortais foram encontrados em uma igreja da cidade e, estudados e identificados em 2005. Os restos de Copérnico passaram hoje pela cidade de Olsztyn, também em território polonês, em sua volta à cidade de Frombork.

Nicolau Copérnico foi o primeiro a teorizar, no século 16, que a Terra não era o centro do universo, como se pensava até aquele período, propondo uma teoria heliocentrica. Segundo o jornal "The Independent", o corpo do astrônomo só foi identificado após vários anos de pesquisas. As dúvidas tiveram fim quando foram comparadas amostras de DNA encontradas em livros do cientista com os restos mortais encontrados na Polônia.

Copérnico tinha sido enterrado em uma igreja de Frombork, mas, sem identificação. Sua teoria só foi publicada no final de sua vida e influenciou outros cientistas, como Isaac Newton e mudou os rumos dos dogmas religiosos.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para a moderação e, caso seja aprovado publicaremos em breve. Obrigado!