quarta-feira, 19 de maio de 2010

Professora é demitida de faculdade em Minas por causa de cartaz

A imagem ao lado foi o estopim para a polêmica, que culminou com a demissão da professora Viviane Souza Pereira, 33 anos, da FAMINAS, em Muriaé, zona da mata mineira.

O cartaz é uma reprodução da capa da agenda de 2010, do Conselho Federal de Serviço Social, em que aparecem as imagens de grupos excluídos da sociedade brasileira, entre eles, um negro, um indígena, um trabalhador sem-terra, um cadeirante e duas mulheres em uma insinuação de beijo.

A peça seria utilizada para divulgar a 7ª semana Acadêmica do Serviço Social, evento promovido pela faculdade, que vetou sua utilização. Como Viviane era a cordenadora do curso, tentou, segundo ela, por mais de vinte dias, negociar a utilização da imagem junto à FAMINAS, mas, como não houve acordo ela optou pelo cancelamento do evento. Após externar publicamente o fato, a professora foi demitida sem justa causa, no dia seguinte.

"A instituição não quis associar a imagem do cartaz à imagem da empresa. Eles falaram que eu podia fazer o debate da forma que eu quisesse, sobre o que eu quisesse, mas dentro da instituição, porque a imagem dela não poderia ser associada à figura" - contou a professora.

Viviane que foi cordenadora do curso há quase dois anos, explica porque não cedeu à pressão da instituição: "Fui militante do movimento estudantil e tenho muita visibilidade nos movimentos sociais. Se eu tivesse me omitido, não conseguirua me olhar no espelho".

Em nota de esclarecimento, divulgada ontem, a assessoria de comunicação da FAMINAS disse que as atividades culturais, de pesquisa e de extensão que são fomentadas pela instituição "se pautam no respeito à diversidade, na busca constante da diminuição das distâncias sociais".

Questionada sobre a demissão da cordenadora do curso de Serviço Social, a assessoria se exime da responsabilidade, dizendo que somente o procurador da instituição, Eduardo Goulart, poderia se pronunciar sobre as questões referentes à FAMINAS, e que ele estaria viajando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para a moderação e, caso seja aprovado publicaremos em breve. Obrigado!