sexta-feira, 19 de março de 2010

Há 28 anos morria Randy Rhoads


Em 19 de março de 1982, morria Randall William Rhoads, aos 25 anos. Um dos principais expoentes do heavy metal, com sua incrível habilidade de tocar guitarra e fazer solos marcantes.

Randy Rhoads, nasceu em Santa Monica/CA, em 6 de dezembro de 1956, e aos 13 anos de idade já participava de suas primeiras bandas. Aos 15, tornou-se um professor muito requisitado, dando aulas de música na escola de sua mãe. Em 1973, entrou para o Quiet Riot, o que começou a torná-lo famoso devido ao seu carisma e talento com as seis cordas.

Após gravar os dois primeiros álbums com o Quiet Riot, Randy acabou fazendo um teste para a nova banda de Ozzy Osbourne, que procurava por um guitarrista com estilo próprio. Logo de cara, Ozzy percebeu que havia encontrado o guitarrista certo para sua banda. Randy Rhoads gravou os dois primeiros álbums com o Ozzy, Blizzard of Ozz (1980) e Diary of a Madman (1981).

Em 18 de março de 1982, Ozzy tocava no Civic Coliseum em Knoxville (Tennessee) e dalí iriam para uma apresentação em Orlando (Flórida), no Rock Super Bowl XIV, junto com os artistas Bryan Adams, Foreigner e UFO. No caminho passaram pela casa do motorista do ônibus, Andrew Aycock, que vivia em Leesbur (Flórida).

Andrew Aycock precisava de umas peças sobressalentes e pensou em parar ali. Andrew, que tinha dirigido a noite toda desde Knoxville, e era piloto, talvez para ser gentil, pegou o avião sem permissão e levou o tecladista Don Airey e o empresário Jat Duncan para dar umas voltas. O certificado médico de Andrew tinha expirado, portanto sua licença para voar não era válida. Perto das 9 horas, Andrew deixou os dois passageiros e convidou Randy Rhoads e Rachel Youngblood (que fazia as maquiagens) para dar umas voltas.

O avião voava baixo e passava zunindo perto do estacionamento onde estava o ônibus, talvez para brincar com o pessoal. Há pouco tempo o piloto havia passado por um divórcio sórdido. Acredita-se que quando a ex-esposa dele entrou no ônibus, ele vôou na direção do mesmo. Passaram três vezes. Na quarta, a asa esquerda do avião raspou no teto do ônibus, bateu num pinheiro e caiu na garagem de Jerry Calhoun explodindo e destruindo tudo.

Ozzy Osbourne, Tommy Aldrige, Rudy Sarzo e Sharon Arden, que tinham acordado com o primeiro impacto, achavam que se tratava de um acidente na estrada. Wanda Aycock e Don Airey, atônitos, tinham testemunhado tudo. Ozzy ainda correu para prestar socorro. Ele entrou na casa e salvou um homem que estava em chamas, mas infelizmente Randy estava morto. O show em "Rock Super Bowl XIV" foi cancelado e os promotores devolveram os ingressos.

Depois de sua morte, sua antiga banda, o Quiet Riot, gravou a canção "Thunderbird" em sua homenagem. A canção está presente no LP Metal Health, o maior êxito da carreira da banda, lançado em 1983, um ano após a morte de Randy. Ozzy também compôs canções em homenagem a Randy Rhoads.

Abaixo, um dos maiores clássicos da carreira de Ozzy, com os incríveis solos de Randy Rhoads.


Fontes: Whiplash.net e Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para a moderação e, caso seja aprovado publicaremos em breve. Obrigado!