sexta-feira, 12 de março de 2010

Morre o cartunista Glauco Villas Boas

Los 3 amigos: Laerte, Angeli e Glauco


Morreu na madrugada desta sexta-feira (12), o cartunista Glauco Villas Boas, de 53 anos. Glauco foi o criador de diversos personagens, entre eles Geraldão, Zé do Apocalipse, Casal Neuras e Doy Jorge.

De acordo com o advogado da família, Ricardo Handro, Glauco sofreu uma tentativa de assalto e sequestro em sua residência em Osasco/SP, quando foi alvejado por quatro disparos à queima roupa. Seu filho Raoni Villas Boas, 25 anos, chegava ao local e discutiu com os bandidos e, também foi alvejado. Eles chegaram a ser socorridos ao hospital Albert Sabin, na Lapa, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Segundo o advogado, o crime aconteceu por volta da meia-noite e os bandidos fugiram em um carro roubado e até o momento, ninguém foi preso. A polícia investiga a participação de uma terceira pessoa no crime, já que dois homens invadiram a residência.

O caso foi registrado no 1º DP de Osasco e os corpos do cartunista e de seu filho foram encaminhados ao IML da cidade.

Glauco é conhecido por suas charges publicadas desde 1977 no jornal Folha de São Paulo. Seu ingresso no jornalismo se deu nos anos 70, graças ao jornalista Hamilton Ribeiro, que dirigia o "Diário da Manhã", em Ribeirão Preto, e tirou o paranaense da fila do vestibular para Engenharia.


Alguns anos mais tarde, em 1976, a premiação no Salão de Humor de Piracicaba abriu as portas do jovem cartunista para a grande imprensa. Em 1977, Glauco começou a publicar suas tiras esporadicamente na Folha de S. Paulo. A partir de 1984, quando a Folha dedicou espaço diário à nova geração de cartunistas brasileiros, Glauco passou a publicar suas charges periodicamente.

Lançou ainda, em parceria com os cartunistas Angeli e Laerte, companheiros da revista Chiclete com Banana, os Los Três Amigos, personagens imorais e com histórias sarcásticas, que aparecem tanto na Folha quanto em publicações próprias.

Fonte: Yahoo!, Uol e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para a moderação e, caso seja aprovado publicaremos em breve. Obrigado!