quinta-feira, 20 de maio de 2010

Nicolau Copérnico será enterrado 467 anos após morrer

Cortejo fúnebre de Nicolau Copérnico, em Olsztyn, Polônia. Foto: EFE

O astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543), considerado o pai da astronomia moderna, será enterrado novamente no sábado, em Frombork, na Polônia.

Seus restos mortais foram encontrados em uma igreja da cidade e, estudados e identificados em 2005. Os restos de Copérnico passaram hoje pela cidade de Olsztyn, também em território polonês, em sua volta à cidade de Frombork.

Nicolau Copérnico foi o primeiro a teorizar, no século 16, que a Terra não era o centro do universo, como se pensava até aquele período, propondo uma teoria heliocentrica. Segundo o jornal "The Independent", o corpo do astrônomo só foi identificado após vários anos de pesquisas. As dúvidas tiveram fim quando foram comparadas amostras de DNA encontradas em livros do cientista com os restos mortais encontrados na Polônia.

Copérnico tinha sido enterrado em uma igreja de Frombork, mas, sem identificação. Sua teoria só foi publicada no final de sua vida e influenciou outros cientistas, como Isaac Newton e mudou os rumos dos dogmas religiosos.

Fonte: Terra

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Professora é demitida de faculdade em Minas por causa de cartaz

A imagem ao lado foi o estopim para a polêmica, que culminou com a demissão da professora Viviane Souza Pereira, 33 anos, da FAMINAS, em Muriaé, zona da mata mineira.

O cartaz é uma reprodução da capa da agenda de 2010, do Conselho Federal de Serviço Social, em que aparecem as imagens de grupos excluídos da sociedade brasileira, entre eles, um negro, um indígena, um trabalhador sem-terra, um cadeirante e duas mulheres em uma insinuação de beijo.

A peça seria utilizada para divulgar a 7ª semana Acadêmica do Serviço Social, evento promovido pela faculdade, que vetou sua utilização. Como Viviane era a cordenadora do curso, tentou, segundo ela, por mais de vinte dias, negociar a utilização da imagem junto à FAMINAS, mas, como não houve acordo ela optou pelo cancelamento do evento. Após externar publicamente o fato, a professora foi demitida sem justa causa, no dia seguinte.

"A instituição não quis associar a imagem do cartaz à imagem da empresa. Eles falaram que eu podia fazer o debate da forma que eu quisesse, sobre o que eu quisesse, mas dentro da instituição, porque a imagem dela não poderia ser associada à figura" - contou a professora.

Viviane que foi cordenadora do curso há quase dois anos, explica porque não cedeu à pressão da instituição: "Fui militante do movimento estudantil e tenho muita visibilidade nos movimentos sociais. Se eu tivesse me omitido, não conseguirua me olhar no espelho".

Em nota de esclarecimento, divulgada ontem, a assessoria de comunicação da FAMINAS disse que as atividades culturais, de pesquisa e de extensão que são fomentadas pela instituição "se pautam no respeito à diversidade, na busca constante da diminuição das distâncias sociais".

Questionada sobre a demissão da cordenadora do curso de Serviço Social, a assessoria se exime da responsabilidade, dizendo que somente o procurador da instituição, Eduardo Goulart, poderia se pronunciar sobre as questões referentes à FAMINAS, e que ele estaria viajando.

domingo, 16 de maio de 2010

Ronnie James Dio (1942-2010)

Infelizmente tenho de postar aqui a notícia que eu não gostaria de publicar nunca. Morreu neste domingo, aos 67 anos, Ronnie James Dio.

Dio foi um dos maiores cantores que o Heavy Metal já conheceu, tendo escrito uma parte importante da história do estilo, como vocalista das bandas Rainbow, Black Sabbath e de sua própria banda, tendo gravado os clássicos "Holy Diver" e "The Last In Line".

A notícia da morte do cantor foi confirmada no site oficial por sua mulher e empresária, Wendy Dio, que disse: "Meu coração está partido, Ronnie faleceu às 7:45h da manhã de hoje, domingo, 16 de maio de 2010. Muitos amigos e familiares puderam estar presentes para se despedir antes que ele partisse em paz."

Dio havia revelado estar com câncer no estômago em novembro do ano passado, quando estava em turnê com a sua atual banda Heaven & Hell, formada por ex-integrantes do Black Sabbath. A partir de então, Ronnie estava em tratamento em um hospital de Houston e, após sua sétima sessão de quimioterapia, Dio estava confiante e ansioso para voltar aos palcos em breve. No começo deste mês, o Heaven & Hell cancelou uma turnê que deveria começar em 13 de junho, devido ao estado de saúde do cantor ter se agravado.

Ronnie James Dio ficou famoso em 1975, quando se tornou vocalista do Rainbow, banda do guitarrista do Deep Purple, Ritchie Blackmore. Antes disso, ele já havia gravado alguns discos com a banda ELF. Foi o substituto de Ozzy Osbourne, no Black Sabbath, em 1980, quando gravou o disco "Heaven And Hell" e, posteriormente o disco "Mob Rules", considerados clássicos do Black Sabbath. Em sua carreira solo foram inúmeros discos e grandes músicas, que se tornaram sucesso entre os fãs do estilo, como "Rainbow in the Dark", "Holy Diver" e "The Last in Line".

Encerra-se assim uma carreira de grandes composições e cala-se enfim, uma das vozes mais poderosas de todos os tempos, quando o assunto é Rock e Heavy Metal.

Rest in Peace Ronnie!


Fontes: Dio oficial, UOL e Whiplash.net


quinta-feira, 6 de maio de 2010

O fim do sonho corintiano e mais um vexame alvi-verde

E o sonho acabou... de novo

Após um primeiro tempo digno de uma decisão de Libertadores, em que o timão fez 2x0 no Flamengo, no segundo tempo, logo aos 4 minutos, Vágner Love (aquele mesmo que jogou no Palmeiras) marca o gol que deu a classificação para os cariocas.

É possível que, daqui para frente o Corinthians passe por um desmanche no elenco, uma vez que alguns jornalistas já ventilam por aí, informações de que o presidente do clube, Andrés Sanches, teria confidenciado que é possível que ele não suporte a folha de pagamentos, em caso de eliminação da Libertadores.

Apesar de ter declarado, logo após o jogo de ontem, que Mano Menezes está mantido no comando técnico do time, eu acredito que seja apenas uma questão de dias para que Mano seja demitido. Vamos aguardar os desdobramentos de mais um tropeço na competição que, além de inédita, está se tornando uma verdadeira maldição para o Corinthians.

E agora, como comemorar o centenário sem ter nada?

Veja os gols que classificaram o Flamengo para as quartas de final da Libertadores

Fonte: UOL


O fiasco palmeirense

E o arqui-rival de Parque Antártica, foi até Goiânia tentar a também inédita conquista da Copa do Brasil, o que seria um caminho mais curto para voltar a disputar a Libertadores em 2011. Mas, novamente o time palmeirense decepcionou o seu torcedor e jogou um futebol sofrível, perdendo por 1x0, no tempo normal o que levou a decisão da vaga para os pênaltis, já que o jogo de ida em São Paulo, foi vencido pelo Palmeiras por 1x0.

Numa noite pouco inspirada de ambas as equipes, o Atlético Goianiense venceu a disputa dos pênaltis por 2x1. Competência dos dois goleiros ou incompetência de ambos os times para cobrar as penalidades?

Agora parece que vem um tsunâmi enorme entrando pelos portões do Parque Antártica, com os rumores de que Diego Souza não vestiria mais a camisa do clube e alguns torcedores estão insatisfeitos com o trabalho do técnico Antonio Carlos, além das recentes denúncias feitas por Lincoln, sobre salários atrasados, o que pode ter motivado um descontentamento entre os jogadores.

Enfim, ontem foi uma noite de futebol para ser esquecida, pelo menos para os que não são rubro-negros.

Veja as cobranças de pênalti que eliminaram o Palmeiras da Copa do Brasil

Fonte: Uol