quarta-feira, 14 de março de 2018

Stephen Hawking (1942-2018)


A manhã desta quarta-feira, 14 de março de 2018, ficará marcada para a posteridade, como o dia em que a mente mais brilhante desde Einstein se foi. Stephen Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu Galilei e morre no mesmo dia em que Albert Einstein veio à este mundo.

Já há vários anos, Hawking era comparado a outros grandes nomes da ciência, entre eles o próprio Einstein, Issac Newton, Galileu Galilei e tantos outros que deixaram sua contribuição para o desenvolvimento humano.

Stephen Hawking era físico, cosmólogo, além de um grande desafiador dos limites humanos e da própria ciência, uma vez que, aos 21 anos foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e desde então, os médicos lhe deram apenas mais três anos de vida.

Uma de suas obras mais famosas é o livro Breve História do Tempo, de 1988, que se tornou um best-seller e vendeu mais de 10 milhões de exemplares, em todo o mundo. Suas teorias então passaram a ser apreciadas por pessoas em todo o mundo, mesmo as que não fossem exatamente acadêmicas.

Uma de suas afirmações mais ousadas foi a respeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein, que, segundo ele, implicaria que o espaço e o tempo teriam um início no Big Bang e um fim nos buracos negros.

Apesar de todas as limitações, Hawking não deixou de se aventurar mundo afora. Conheceu a Antártida e, em outra oportunidade participou de um voo, onde experimentou a gravidade zero. Apesar de toda a seriedade e importância de seu trabalho, Hawking sempre foi uma pessoa com um grande senso de humor e, nunca deixou de fazer piadas consigo mesmo, em sua página na internet.

Em 2014, sua vida foi retratada no cinema, com o filme A Teoria De Tudo. Inclusive naquele momento, Hawking fazia piadas de si, como em uma entrevista, onde ele disse que não podia sair para nenhum lugar sem ser reconhecido, pois não era possível esconder-se atrás de óculos escuros, já que sua cadeira o denunciava. Muito obrigado e descanse em paz, Dr. Hawking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para a moderação e, caso seja aprovado publicaremos em breve. Obrigado!