domingo, 16 de janeiro de 2011

Polícia reprime manifestação contra aumento da tarifa de ônibus em São Paulo

Todo busão tem um pouco de navio negreiro

Pois é, mais uma vez, a Polícia Militar cumpre muito bem o seu papel de "cachorro raivoso", do poder estatal e, de maneira estúpida e imbecil, reprime uma manifestação pacífica, dos cerca de mil descontentes com o aumento para R$ 3,00, da tarifa de ônibus em São Paulo.

Na tarde da última quinta-feira (13/01), a avenida Ipiranga e ruas adjacentes, foram tomadas pela brutalidade dessa horda de burros chucros. Foram disparados muitos tiros (em tese, balas de borracha) e bombas de gás (que soltam estilhaços). As informações dão conta de que, várias pessoas ficaram feridas e outras foram detidas, além de algumas pessoas que tiveram suas máquinas fotográficas e celulares "confiscados" e tiveram seus arquivos deletados pela PM. Mais uma demonstração do tipo de governo autoritário a que estamos submetidos. E a democracia?

O triste disso tudo, é que os escravos fardados se esquecem, que eles e seus familiares também utilizam o transporte público, e assim como o povão (pois, eles também são do povo), terão uma grande parte de seu salário miserável, sendo gasto com a tarifa exorbitante, para andar no transporte carroceiro que o governo e a prefeitura nos oferecem.

Já está mais do que evidente, que a prefeitura está nas mãos da máfia dos transportes (além de muitas outras máfias, é claro). Como sempre, após o aumento da tarifa dos ônibus, seguirá o aumento do metrô e outros meios de transporte público. Ou alguém duvida disso?

Será preciso resistir e reclamar muito ainda, já que os principais jornais e a TV parecem estar ignorando esses fatos. Aliás, a mídia terá muito trabalho, para entreter a população do Brasil inteiro e manter as pessoas tranquilas e dóceis, fazendo o povo esquecer as tragédias que estão acontecendo nesse início de ano, com todas as enchentes e tudo mais.

Abaixo um vídeo que mostra uma boa parte da confusão, ocorrida no entorno da praça da República. Existem vídeos de manifestações que acontecem em outras cidades também, pois, diferentemente do que a maioria pensa, as pessoas não estão aceitando esses aumentos tão passivamente assim.

REFUSE/RESIST... sempre!

2 comentários:

  1. Rubão, lamento, mas não subscrevo o seu comentário. Entendo que o cidadão que quiser se manifestar -- sozinho ou em grupo --, antes de mais nada precisa ter em mente que ele vive em sociedade e que o direito dele reclamar, protestar reivindicar não pode prejudicar nem afrontar o direito alheio.
    A polícia, ao meu ver, fez o uso da foça que tem para ser respeitada.
    Protestos legítimos não partem da premissa da provocação nem da agitação partidária (repare nas "bandeiras vermelhas"), cujo material gravado seguramente será utilizado nas próximas campanhas políticas.
    Esse tipo de esperteza -- que ilude a muita gente -- me causa repulsa.
    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  2. Abreu.
    Entendo que as pessoas se preocupam em demasia com as cores de bandeiras partidárias e esquecem-se, de que o Brasil tem uma longa tradição autoritária, em que o povo será sempre tratado como inimigo, ao invés de CHEFE do poder estatal. Manifestações populares são legítimas e a ideia que você reproduz de "direito alheio", nada mais é do que o individualismo neoliberal, que desmobiliza a população, deixando cada um preocupado apenas com o próprio umbigo. Dessa forma, o governo sempre se esconderá atrás da capa da autoridade e da moral (sem tê-las), para fazer uso de FORÇA POLICIAL e manter o status quo, onde o povo sempre foi e sempre será coagido a acatar AUTORIDADES como verdadeiras, em vez de ter a VERDADE como autoridade, independentemente de ideologias partidárias. A recíproca é verdadeira.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário será enviado para a moderação e, caso seja aprovado publicaremos em breve. Obrigado!